HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA DOS AÇORES
Tema 3_OS AÇORES NA CONTEMPORANEIDADE: POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
3.1 - O processo de implantação do Liberalismo em Portugal:
o papel dos Açores
As docentes: Joaquina Novo e Eugénia Pimente
Memórias do Liberalismo: Espaços e Figuras
Castelo de São João Batista
O Castelo de São João Batista, na Ilha Terceira, funcionou como o baluarte da causa liberal. Foi aí que eclodiu o 1.º movimento revolucionário contra o Absolutismo, a 2 de abril de 1821, e, a 22 de junho de 1828, a Revolta Liberal, que irá tornar a Ilha Terceira no único sítio favorável a D. Pedro e ao Liberalismo.
José Quintino Dias
José Quintino Dias - Liderou o Batalhão de Caçadores n.º 5 na revolta liberal de 22 de junho de 1828, que negou a autoridade de D. Miguel e proclamou D. Pedro e a Carta Constitucional.
Palácio dos Capitães Generais
O Palácio dos Capitães Generais era, então, a sede do poder civil. É para aqui que se dirige um destacamento do Batalhão de Caçadores n.º 5 com o objetivo de depor o capitão-general Manuel Vieira de Albuquerque Touvar, simpatizante de D. Miguel e do Absolutismo.
Foi também aqui que, em março de 1830, se estabeleceu a sede do Governo da Regência do Reino de Portugal, em nome de D. Maria II.
Marechal Duque da Terceira
O Marechal Duque da Terceira fez parte do Governo de Regência, nomeado por D. Pedro, comandou as forças militares na Batalha da Baía da Praia, a 11 de agosto de 1829, e comandou as expedições que submeteram as outras ilhas açorianas aos Liberais.
Obelisco da Memória
O Obelisco da Memória foi erigido no século XIX (1845) para comemorar a vitória de D. Pedro IV e do Liberalismo sobre o regime Absolutista.
Reza a lenda que a 1.ª pedra da sua construção terá sido pisada por D. Pedro, aquando da sua passagem pela Terceira em 1832.
D. Pedro IV
A 3 de março de 1832, D. Pedro IV chega à Ilha Terceira, onde assume a Regência e nomeia um Ministério. Aqui, com o objetivo de preparar a ofensiva liberal ao continente português, foi organizado o exército que iria libertar o nosso país do jugo absolutista.
Fachada do edifício da Câmara de Angra do Heroísmo
A primeira pedra da atual Câmara de Angra foi lançada a 11 de agosto de 1849, aquando da comemoração do 20.º aniversário da Batalha da Baía da Praia. Era presidente Teotónio de Ornelas Bruges.
Teotónio de Ornelas Bruges
Teotónio de Ornelas Bruges foi dos maiores opositores terceirenses aos governos absolutistas. O seu ativismo não se ficou pela luta aberta em defesa das novas ideias liberais. Também abdicou da sua fortuna em favor dos seus ideais, despendendo avultadas quantias de dinheiro para manter as tropas e para organizar as expedições de submissão das outras ilhas à causa liberal.
Salão Nobre da Câmara
No Salão Nobre da Câmara encontramos duas ofertas da jovem rainha D. Maria II à cidade de Angra: um retrato da rainha pintado a óleo, trazido de Londres em 1829 pelo Duque da Terceira e por Teotónio de Ornelas, e, ainda, uma bandeira de duas faces, ostentando de um dos lados as armas nacionais da época e do outro as armas de Angra anteriores a 1835.
Foi também D. Maria II que, a 12 de janeiro de 1837, atribuiu a Carta Régia e respetivo Colar, concedendo à cidade de Angra a Ordem da Torre de Espada do Valor, Lealdade e Mérito. A cidade passou a designar-se Angra do Heroísmo.
Bibliografia:
BONIFÁCIO, M.F. (2007). Coleção Reis de Portugal. Ed. Temas e Debates.
ENES, Carlos. (2001). A Memória Liberal da Ilha Terceira. Edições Salamandra. Lisboa.
LEITE, José Guilherme Reis. (2004). Teotónio de Ornelas. Ed. Instituto Açoriano de Cultura.
SAMPAIO, Alfredo da Silva. (1904). Memória sobre a ilha Terceira. Imprensa Municipal. Angra do Heroísmo.
https://www.sanjoaninas.pt/
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-fortaleza-de-sao-joao-baptista-18599
https://geneall.net/pt/nome/55103/jose-quintino-dias-1-barao-de-monte-brasil/
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra/livres/Pal%C3%A1cios+da+Presid%C3%AAncia.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Jos%C3%A9_de_Sousa_Manuel_de_Meneses
https://www.google.pt/search?q=pico+da+memoria+angra+do+heroismo&client=firefox-b&dcr=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwirl-jc7q_ZAhUC8RQKHXzRCRgQ_AUICigB&biw=1366&bih=631#imgrc=jHRwg73Qt4T3oM:
https://www.infoescola.com/biografias/dom-pedro-i/
https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g189137-d8761322-Reviews-Town_Hall_of_Angra_do_Heroismo-Angra_do_Heroismo_Terceira_Azores.html
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=574491
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1896390
HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA DOS AÇORES
Tema 3_OS AÇORES NA CONTEMPORANEIDADE: POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
3.1 - O processo de implantação do Liberalismo em Portugal:
o papel dos Açores
As docentes: Joaquina Novo e Eugénia Pimente
Memórias do Liberalismo: Espaços e Figuras
Castelo de São João Batista